segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Enigma do número digital

Crédito imagem: Mrprintables

Os números estão presentes no nosso dia-a-dia, então existem várias formas das crianças aprenderem que não sejam maçantes, cansativas. O jogo do Enigma é voltado para pré-escolares, mas também pode ser usado com as crianças que têm dificuldades no reconhecimento dos números. Além disso, é uma atividade visual e de habilidade motora.

                                                                               
Crédito imagem: Mrprintables

Os materiais necessários são: folhas de papelão, faca, cola, papéis brancos e coloridos, ou tintas. 

Para fazer a placa (de preferência duas, para ter mais de um participante), basta imprimir o modelo (aqui) do número digital, em seguida copiar na folha de papelão e cortar. Cole outra folha de papelão atrás para formar uma espécie de quebra-cabeça e encaixar as peças (segmentos), que formarão os números. Depois, pintar de branco a superfície, ou, se preferir, colar papel branco. É necessário cortar várias novas peças (7 de cada cor) e, para cada peça, colar três camadas de papelão. Assim ficará mais fácil para a criança encaixar.

 Agora, é só criar suas próprias regras para o jogo.

O site fornece algumas dicas para a brincadeira, como a de apresentar um número de cartão (ver modelo aqui) para as crianças copiarem na placa delas.

Há também a página em branco de cartões para que os jogadores possam criar seu padrão, preenchendo os segmentos com uma caneta ou hidrocor e, em seguida, o outro jogador copiar encaixando as peças.

O jogo também pode ser em equipe visando quem completa as formas mais rápido; enfim, existem outras formas de brincar, basta usarmos a criatividade. 


Fonte: Mrprintables 

4 comentários:



TOPO