terça-feira, 22 de julho de 2014

23 sugestões de atividades que irão auxiliar no processo de alfabetização do (a) seu (sua) filho (a)



Seu (sua) filho (a) está em processo de alfabetização? Que tal se você, ao invés assumir a função de professor/professora, tentar ajudá-lo (a) nesta fase de uma forma lúdica, divertida e sem pressão?

Seguem 23 sugestões de atividades que irão auxiliar seu (sua) filho (a) nessa fase tão importante. Muitas das atividades sugeridas irão favorecer também a coordenação motora fina da criança.

1 - Convide-o (a) para brincar de massinha de modelar. Use cartões com as letras do alfabeto e peça para a criança reproduzi-las com as massinhas. Ao final, peça para formar palavras.

2 - Forneça novelo e tesoura à criança e deixe-a cortar os fios e criar letras para formar e soletrar as palavras.

3 - Forneça uma bandeja com sal ou areia. Soletre palavras para a criança, ela deve usar o dedo ou um pincel (ótima experiência sensorial também).

4 - Vire de costas e peça para a criança traçar uma palavra nas suas costas. Você deverá adivinhar qual palavra ela traçou. Faça o mesmo com ela, peça para se virar, fechar os olhos e se concentrar nas letras ou palavras que você desenhar nas costas dela.

5 - Utilize uma camada fina de creme de barbear em uma bandeja e soletre as palavras para a criança. Usando um pincel ou, melhor ainda, a ponta do dedo ela deverá escrever a palavra.

6 - Brinque com a criança de traçar as letras no ar. Vale também soletrar palavras.  

7 - Utilize o alfabeto móvel para formar palavras. Não se esqueça de trocar de lugar com a criança; uma vez será o seu momento de “escrever”, outra vez será o dela.

8 - Utilize Legos para construir palavras. Cole fita adesiva em cada peça. Você deve pronunciar a palavra e a criança utilizará cada peça para escrever letra por letra que compõe aquela palavra. Ao final, ela formará uma torre bem divertida.

9 - Usar seus lápis de cera quebrados para fazer letras e formar palavras.

10 - Use cotonetes e tinta para brincar de escrever as palavras.

11 - Brincar de escrever palavras com cola e polvilhar um pouco de glitter em cima.  Pode-se usar também papel crepom amassado, restos de lápis apontados..

12 - Utilizando o lápis branco, escreva numa folha de ofício algumas palavras. Peça para a criança pintar a folha com tinta ou lápis cera e, juntos, observem as palavras escondidas aparecerem.

13 - Utilize jornal ou revista para cortar letras divertidas. Peça para a criança formar palavras usando as letras recortadas.

14 - Entregue pedaços de palito e peça para a criança formar letras e palavras.

15 - Desenhe uma flor para cada palavra e uma pétala para cada letra da palavra.

16 - Brinque com uma lanterna. Cole na parede cartões com letras do alfabeto. Apague as luzes e use a lanterna para iluminar cada letra, em seguida peça para a criança soletrar a palavra que formou.

17 - A hora do banho também pode ser de aprendizado. Espalhe um pouco de creme de barbear no azulejo e brinque de escrever palavras com seu (sua) filho (a).

18 - Utilize grãos de feijão para formar letras e brincar de soletrar palavras.

19 - Brincar de pular corda e pedir para a criança soletrar as letras que compõem determinada palavra (Essa brincadeira pode ser feita com um balão também, mantendo-o no ar enquanto pronuncia a palavra).

20 - Escrever em cartões, junto com a criança, alguns pares de palavras e brincar de jogo da memória.

21 - “Qual é o correto?” Escrever palavras na lousa, incluindo palavras com erros ortográficos. Pedir para a criança identificar as que estão escritas corretamente.

22 - Escrever palavras com algumas letras faltando. A criança deve descobrir quais letras estão faltando para completar palavras.

23 - Bingo de palavras. Faça e imprima cartões de bingo contendo algumas palavras. Faça o sorteio e peça para a criança identificar nos cartões as palavras sorteadas. Para tornar o jogo mais desafiador, palavras escritas incorretamente podem ser inseridas nos cartões, pois a criança ainda terá a tarefa de distinguir as palavras corretas das incorretas.



Adquira apostila com 20 jogos e atividades que trabalham Consciência Fonológica, acessando este link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



TOPO